Como baixar o aplicativo da CNH digital

Como todos sabemos, a CNH (sigla utilizada para se referir a Carteira Nacional de Habilitação), trata-se de um documento, na qual todos os motoristas do Brasil devem possuir.

Publicidade




Assim como todos estamos cientes também, a tecnologia vem inovando cada vez mais, tornado-se cada dia uma grande parte de nossas vidas. Tanto é, que está presente até em nossas habilitações.

É bastante comum esquecermos, ou perdemos documentos como esses, mas o celular é algo que carregamos conosco a todo momento. E já pensou ter a sua CNH, aí no seu smartphone?

Agora isso é algo possível, e para que possa ter acesso a diversas informações não só a respeito de como instalá-lo, mas várias outras coisas, solicitamos a sua leitura para este breve artigo.

O que é e como funciona a CNH digital?

A nossa CNH, ou popularmente conhecida como Carteira de motorista, como dito, trata-se de um documento fundamental para que você possa dirigir pelas ruas do Brasil, de forma legalizada.

A CNH digital, ou também chamada de e-CNH, está disponível desde o ano de 2017, no entanto, são poucos que possuem conhecimento sobre a mesma.

Mas foi apenas em julho de 2018 que a emissão da versão digital de determinado documento tornou-se algo obrigatório em todos os Estados do país.

Atualmente, a CNH digital possui  mesmo valor jurídico que o documento convencional.

Publicidade




Ou seja, você pode deixar a sua CNH impressa em sua casa e sair apenas com o seu celular, mas obviamente, deve já estar com o aplicativo instalado e cadastrado.

E o mais interessante, é que você não precisa ter uma rede de wi-fi conectada ao seu smartphone, o acesso ao documento digital não requer internet.

Portanto, podemos definir a e-CNH, como um documento digital que evita multas, quando deixamos de carregar a carteira de motorista impressa, o que o torna ainda mais prático, além de trazer mobilidade e comodidade ao motorista.

Mas vale ressaltar, que as pessoas que podem ter instalado em seu smartphone, o aplicativo da sua Carteira Nacional de Habilitação, são apenas os que possuem o documento impresso, já com um QR Code.

Para quem não sabe, o QR Code, trata-se basicamente de um código de barras escaneáveis.

Os documentos que possuem tal código de barras, estão sendo emitidos desde mês de maio de 2017.

O QR Code em questão, é fundamental no momento em que você está realizando o seu cadastramento no aplicativo.

Caso você não possua essa versão do documento, mas ainda sim deseja obter a sua CNH digital, recomendamos que vá até uma agência do Detran, ou até mesmo, solicite uma segunda via, que por sua vez, já estará atualizada.

Como baixar o aplicativo da CNH digital?

Antes que possamos apresentar aqui, o passo a passo de como realizar a instalação do aplicativo, já ressaltaremos que o seu download pode ser efetuado por todos os smartphones cujo servidor seja Android ou IOS.

Além disso, é importante dizermos que a sua instalação, assim como o seu cadastrado não irá cobrar nenhum valor, ou seja, é totalmente gratuito.

  1. A princípio, o que você deve fazer é acessar a loja de aplicativos do seu celular, que pode ser tanto Play Store (Android), quanto Google Play (IOS);
  2. Na barra de pesquisa que se encontra na parte superior da tela do smartphone, busque por “CNH Digital”;
  3. Quando já encontrar o app, é hora de realizar o download, na qual você pode clicar anto em “Instalar”, quanto em “Obter”.

Quando já feita a instalação, é hora e acessar o app e então ativar a sua Carteira Nacional de Habilitação Digital.

  • Ao efetuar o primeiro acesso ao aplicativo, você deve ler todas as informações que lhe fornecerão, para que então clique em “Continuar”;
  • Em seguida, será preciso que insira o número de seu CPF-Cadastro de Pessoa Física;
  • Avançado de etapa, você deve digitar no campo disponibilizado, a senha utilizada no portal do Denatran e clique no botão “Entrar”, (questões sobre o Denatran, serão mais detalhadas no próximo tópico do artigo);
  • Depois, você deve colocar  código de ativação que foi gerado no portal do Denatran;
  • Ao continuar, deve então realizar o seu cadastramento, e por fim, uma senha em forma de 4 dígitos, na qual você deve repeti-la para que haja a confirmação.

Pronto! Agora você já pode acessar o app sempre que quiser, apenas digitando a sua senha PIN.

Cadastro no Denatran?

Quando possui uma carteira de motorista já com o QR Code, você deve realizar o cadastro na Denatran, na qual será preciso que entre no site do Portal de Serviços do Denatran.

Logo na esquerda, você encontrará o botão que indica o seu cadastramento.

Em seguida, será enviado ao seu email , um link de ativação, na qual deve acessá-lo, para que então haja tal ativação do seu cadastramento.

Após o cadastro, é necessário que haja a validação dos seus dados no Detran.

No entanto, tal etapa deve ser feita de forma presencial, ou através da internet, com o certificado digital, que lembrando, é pago!

Quando a etapa anterior já é concluída, é preciso acessar novamente o Portal do Denatran, para que tenha o código de ativação.

Para isso, é preciso que  clique em “Código de ativação”, em seguida, em “Gerar código de ativação”, para que o mesmo seja enviado no seu e-mail. O código é essencial na hora do cadastramento, já que conectará o seu smartphone a CNH digital.

Publicidade




Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

NOVAS: