Como instalar o aplicativo da CTPS digital

A Carteira de trabalho e Previdência Social, ou também, como conhecemos a CTPS, é um documento essencial, para que você possa trabalhar formalmente, aqui no Brasil.

Publicidade




A tecnologia como todos sabemos, é algo que veio par inovar e facilitar as nossas vidas. Tanto é, que agora você pode ter a sua CTPS totalmente digital.

Para que você possa ter tal documento, ai mesmo no seu celular, é necessário que instale um aplicativo. E já ressaltaremos que o download pode ser feitos por Android e IOS.

Portanto, para que você possa obter diversas informações a respeito, solicitamos a sua leitura para este breve e explicativo artigo!

O que é e como funciona a CTPS digital?

A sua CTPS, que como dito é a Carteira de trabalho e Previdência social, trata-se de algo fundamental, para que possa exercer um cargo formal, dentro do nosso país.

É o que conhecemos como um trabalho de carteira assinada, justamente pelo fato da mesma carregar a comprovação que você exerceu o seu trabalho em determinada empresa.

Nela, consta dados como a data da sua ingressão, e também quando saiu. Além da assinatura do empregador.

A carteira de trabalho digital no entanto, nada mais é que a extensão do documento original, ou seja, físico.

Refiro-me à extensão, pelo fato de você ainda precisar guardar consigo, a Carteira de trabalho e Previdência social, para o caso de necessitar apresentar o tempo em que trabalhou em determinada instituição.

Ou seja, quem já possui a carteira em papel, ainda pode tê-la de forma digital. Não existe nenhuma restrição em relação a isso.

Vale ressaltar que a sua CTPS digital pode substituir o documento convencional, em entrevistas de emprego, caso a empresa possua o eSocial.

Este ‘eSocial’ em questão, trata-se de uma sigla utilizada para se referir ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.

Publicidade




Que nada mais é, que um projeto desenvolvido pelo governo federal do Brasil, na qual o intuito principal é unificar o envio dos dados sobre trabalhadores em um site e permitir que as empresas prestem as informações uma única vez.

Portanto, quando uma empresa lançar as informações sobre o trabalhador neste site, as informações irão diretamente a carteira de trabalho digital, ou seja, não haverá a necessidade de assinar o documento original.

No entanto, caso a  empresa não use o eSocial, a mesma então sempre solicitará a sua Carteira de Trabalho e Previdência social impressa.

O aplicativo do documento, permite que o colaborador de uma empresa, veja as anotações que vem sendo feita pela mesma, em sua carteira.

Mas além do app, ainda é possível que você veja tais informações através de um site, sendo ele: https://www.gov.br/trabalho/pt-br.

Diferente do que muitos pensam, o aplicativo da CTPS digital, existe há algum tempo, mas especificadamente, desde 2017. No entanto, nessa época, o documento digital não substituía o documento convencional.

Como instalar o aplicativo da CTPS digital?

Antes de apresentarmos o passo a  passo aqui, de como instalar o aplicativo da CTPS digital, já ressaltaremos que o mesmo é totalmente gratuito.

E como já dito, pode ser acessado por qualquer smartphone, cujo servidor seja Android ou IOS (Iphones).

  1. A princípio, oqe você deve fazer, é acessar a sua loja de aplicativos, sendo ela App Store, para Android, e Google Play, para IOS;
  2. Na barra de pesquisa, que encontra-se na parte superior da tela, digite ‘CTPS Digital’;
  3. Ao encontrar o app (que lembrando, é gratuito), o que você deve fazer é apertar no botão que indica o download, sendo ele ‘Instalar’ ou ‘Obter’.

Agora, para que você possa acessá-lo, para que então veja todas as informações disponíveis, siga os seguintes comandos:

  • Arraste para o lado, todas as telas que explicam como tudo funciona, para que então, clique em ‘Entrar’;
  • Em seguida, será solicitado o seu logins e senha, que se obtêm através do cadastro (caso não o possua, continue lendo, pois no tópico seguinte apresentaremos mais detalhes sobre);
  • No seu primeiro acesso, será apresentado a política de privacidade, na qual você deve aceitar e prosseguir;
  • Pronto! Agra você já pode ver todas as informações que a sua Carteira de trabalho digital possui.

Como realizar o cadastro no aplicativo da CTPS digital?

Conforme foi dito no tópico anterior, agora mostraremos a vocês, como realizar o cadastro no aplicativo da CTPS digital.

Primeiramente, será necessário que preencha os campos disponibilizados, com as informações pessoais que lhe solicitarão, como:

  • CPF-Cadastro de Pessoa Física;
  • Nome completo;
  • Data de seu nascimento;
  • Estado de nascimento (caso não tenha nascido no Brasil, opte por ‘Não sou brasileiro’;
  • Nome da mãe.

Em seguida, caso todas as informações apresentadas condizerem com informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais, você será direcionado à cinco perguntas relacionadas ao seu histórico como trabalhador.

Por essa razão, indicamos que esteja com a sua carteira de trabalho em mãos.

Para que possa prosseguir, é necessário acertar pelo menos quatro, de tudo o que for perguntado.

Mas caso não atinga a meta, é preciso que tente novamente em 24 horas.

Depois disso, você receberá uma senha, no entanto, deve alterá-o conforme o seu gosto, quando efetuar o primeiro acesso.

Publicidade




Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

NOVAS: