Carros de leilão: descubra as vantagens e desvantagens dessa modalidade

Os consumidores descobriram que, além de oferecer mais possibilidades, comprar um carro de leilão pode ser uma opção mais econômica. Modelos de veículos que geralmente são vendidos a preços mais altos no mercado, podem ser encontrados em leilões com lances mínimos mais baixos.

Comprar carro de leilão se tornou uma forma econômica e segura de trocar de veículo ou até mesmo para revender, aquecendo as vendas no mercado de automóveis.

Publicidade




Os tipos de automóveis encontrados

No leilão, você encontrará diversos tipos e modelos de automóveis. Por exemplo, os carros recuperados de um financiamento são geralmente carros oferecidos em leilão devido a falta de pagamento das parcelas de um financiamento. Nesse tipo de procedimento, o próprio carro é oferecido em garantia. Dessa forma, com o não pagamento, a empresa financiadora pode levar o veículo a leilão, a fim de diminuir os prejuízos.

Ainda, nos leilões de veículos, há o caso do carro sinistrado. Trata-se de um veículo que ficou em posse de uma seguradora, seja porque ele sofreu um dano que o seguro ofereceu o valor total do carro ao segurado ou porque o carro foi roubado e passou a ser propriedade da seguradora depois de encontrado.

Em ambos os casos, comprar um carro de leilão é uma boa maneira de economizar dinheiro. Além disso, para um carro totalmente danificado, ainda vale a pena para quem procura por peças originais que ainda esteja intacta, mesmo que o resto do veículo esteja danificado.

Mas afinal vale a pena?

Se você quer economizar, é importante avaliar todos os aspectos para ver se realmente vale a pena comprar um carro de leilão. Afinal, na maioria dos casos em que os veículos são confiscados por pagamento ou furto, são carros usados ​​e estão em bom estado. No entanto, é necessário verificar as características de cada item antes de dar um lance.

Cada leilão possui um edital público que especifica as características dos itens a serem leiloados. A leitura deste comunicado é fundamental para saber se o item atende às suas expectativas, pois ali está descrito o estado do veículo – mesmo para quem deseja adquirir apenas uma peça específica (no veículo que sofrer mais danos).

Publicidade




Quais as desvantagens?

Para evitar frustrações, é preciso entender que os carros de leilão, diferente dos carros vendidos nas concessionárias, não têm garantia. Existe uma lei que desobriga as empresas leiloeiras de dar garantias a novos proprietários, tornando os preços mais baixos.

Outro ponto negativo para a compra de carro de leilão é que, além dos transtornos que a seguradora pode trazer, o carro é muito desvalorizado para vendas futuras. Se você possui um carro de leilão hoje, ou conhece alguém que o possui e tenta vendê-lo, você deve ter notado o quão baixo é o valor de mercado do carro em questão. Como qualquer carro a ser vendido, as concessionárias e compradores diretos também tendem a avaliar o histórico e as condições do carro.

Dessa forma, a compra de carros de leilão apresenta algumas desvantagens, mas também pode ser muito proveitosa. Para que isso aconteça, basta fazer uma análise criteriosa e avaliar bem o produto e as condições de compra. Ao analisar cuidadosamente os prós e contras desse investimento, você saberá se ele é a melhor opção.

Publicidade




Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

NOVAS: