Leilão de motos sucatas: saiba as vantagens e como funciona

Você sabia que em leilões é possível comprar uma casa ou apartamento por até 60% do preço de mercado? Sabia que existem leilões de carros seminovos e o preço chega a ser 30% inferior ao da tabela FIPE? Além disso, existe um outro método de leilão, que também apresenta uma vantagem bastante lucrativa: o leilão de sucata.

PUBLICIDADE

Publicidade




PUBLICIDADE

O que é leilão de motos sucatas?

Primeiro, vamos explicar o que é um leilão de motos sucatas? Fala-se muito sobre leilões, mas poucas pessoas sabem realmente como um funciona. Hoje, vamos apresentar primeiro um método de leilão muito comum hoje, ou seja, motocicletas sucatas.

As motocicletas podem ser consideradas sucatas em leilões por vários motivos: As motos não podem obter documentos, portanto, não podem ser usadas em estradas e cidades.

Algumas motos em um estado muito ruim também se enquadram na categoria de sucata, caso em que geralmente são usadas apenas para a extração de peças.

Em relação ao valor, podemos dizer que em geral muitas pessoas se interessam por esta modalidade, pois seu valor de investimento é da ordem de R$ 1000,00. Porém, antes de decidir comprar uma “sucata”, há alguns pontos a serem observados.

Com relação à regularização de motocicletas sucatas, basicamente, você não poderá transitar em nenhum lugar público, incluindo ruas, avenidas e quaisquer outros locais. Portanto, os leilões de sucata são muito úteis para pessoas que desejam ter uma motocicleta para retirada de peças.

Publicidade




De onde vêm os veículos?

Os carros e motos dispostos em leilão todos os anos pelo Detran são apreendidos, basicamente, em 3 situações: infrações, acidentes, e abandono.

Segundo o mesmo artigo, qualquer veículo recolhido para as dependências do Detran e não reclamado em um prazo de 60 dias estará sujeito a avaliação para ser levado a leilão. A intenção é tanto liberar o pátio do órgão estadual quanto quitar débitos do antigo proprietário, como parcelas do financiamento e IPVA atrasados, multas e outras despesas relacionadas.



Como faz para participar do leilão?

Somente após o término do prazo para o proprietário apresentar a reclamação de propriedade, os postos regionais do Detran organizam os veículos em lotes e divulgam informações em diversos meios de comunicação para conhecimento popular. Para isso, basta ter RG, CPF, comprovante de residência e cadastro como empresa de Desmonte no Detran (Sucateiro) em mãos e ficar de olho nas notícias para aproveitar uma oportunidade de arrematar uma “sucata”.

Alguns cuidados importantes que se deve tomar

Não é porque se chama “sucata” que não se deva tomar alguns cuidados antes de enviar um lance nesse tipo de leilão. Afinal, não estamos falando de comprar ferro velho. Portanto, preste atenção aos seguintes detalhes, pois eles são importantes para garantir um bom negócio no arremate:

  • leia cuidadosamente o edital do leilão;
  • durante a vistoria, faça uma avaliação apurada do estado do veículo sucateado
  • considere a presença de um mecânico de confiança para acompanhar a vistoria;
  • tenha conhecimento sobre a empresa credenciada a realizar o desmanche.

Mais uma vez, o leilão é uma excelente oportunidade de investimento, mesmo que seja para comprar sucatas! No entanto, convenhamos que este nome é impróprio porque o objetivo é encontrar obras de boa qualidade e bom estado ao menor preço possível. E você, o que pensa dos leilões de sucata? Deixe sua opinião nos comentários, queremos saber sua opinião sobre o conteúdo!








[ajax_load_more container_type=”div” post_type=”post”]

 

PUBLICIDADE

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *