Leilões online: Confira 6 dicas para escapar de golpes

PUBLICIDADE

Para quem busca boas oportunidades no mercado e tem o dinheiro para pagar à vista, os leilões online são ótimas opções. No entanto, é importante ter cuidado na hora de investir o seu dinheiro neste tipo de negócio.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Com o aumento dos leilões pela internet, aumentou também os golpes. Muitos sites de leilões falsos prometem descontos imperdíveis para enganar compradores e lucrar em cima dos participantes mais inexperientes.

Para te ajudar, separamos neste artigo 6 dicas importantes na hora de entrar em um leilão pela internet e investir e arrematar com segurança. Se você se interessou pelo assunto, continue lendo!

Veja também:

Conheça os procedimentos após arrematação em leilão

Saiba como funciona um leilão de imóveis

Preste atenção no leiloeiro oficial

Todo leilão possui alguém que será responsável por ele, o leiloeiro. Essa profissão necessita de matrícula na Junta Comercial do seu Estado. Ao participar desse evento, verifique o nome completo e número de matrícula do leiloeiro e não hesite em pesquisar o máximo que puder sobre a pessoa.

Domínio do site

Para dificultar que o site saia do ar ou que as pessoas por trás do golpe sejam descobertas, os servidores usados são internacionais. Logo, preste atenção, se o site possui domínio .com ou .com.br, se for apenas .com desconfie! O ideal é que seja .com.br, pois confirma a identidade brasileira, e é o mais utilizado pela classe no país.

Foco no edital

Todo leilão, seja judicial ou extrajudicial, precisa de um edital, que pode ser entendido como o “RG” do processo. Esse documento define as regras do leilão, incluindo o nome do leiloeiro responsável, qual é a gestora encarrega e detalhes sobre formas de pagamento e entrega do produto (ou produtos) que está sendo ofertado.


PUBLICIDADE


Reclame Aqui!

Não custa nada pesquisar o site de leilões em questão no Google para confirmar sua autenticidade. Procure antecedentes daquela página, leia comentários e reviews de outros clientes e se informe com outras pessoas que adquiriram veículos através do leiloeiro. O Reclame Aqui é um bom ponto de partida. Caso esteja prestes a cair em um golpe, logo encontrará reclamações de outros internautas que foram mais azarados do que você.

Leilão Seguro

Outra forma de garantir sua segurança é acessar o Leilão Seguro, página criada para registrar sites, telefones e empresas falsas. Atualizado diariamente, ele lista o nome dos domínios falsos, bem como a data em que eles foram registrados e as denúncias registradas contra eles.

Erros de português

Por não ser um site oficial, preparado para um leilão, algumas falhas gramaticais podem aparecer. Se o erro for muito perceptível, é melhor confirmar os dados e até mesmo perguntar para algum familiar ou colega que já esteja familiarizado com leilões.

Depois dessas dicas pontuais, você está pronto para entrar em sites seguros de leilão e começar a investir ou adquirir um bem. É importante verificar todos os pontos e se permanecerem dúvidas, entrar em contato com a empresa ou com o leiloeiro oficial.

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

NOVAS: