Saiba como funciona um leilão de imóveis

PUBLICIDADE

A conquista da casa própria é um sonho de consumo e faz parte da cultura do brasileiro. Este é um dos principais objetivos de muitas famílias. No entanto, a realização desse plano exige muito dinheiro e planejamento financeiro.

Mas existe uma forma de reduzir o custo de compra: participando de leilões de imóveis. Contanto que você conheça os detalhes e possa avaliar as vantagens e desvantagens, esta é uma escolha muito vantajosa para você.

PUBLICIDADE

Portanto, analise as principais perguntas e respostas deste artigo e saiba como participar de leilões de imóveis de maneira segura.

O que é um leilão de imóvel?

PUBLICIDADE

Leilão é uma forma de negociação na qual mercadorias (neste caso, imóveis) são vendidas em uma data e hora específicas e, em seguida, vendidas ao comprador que oferece o melhor preço dentro daquela regra de leilão específica.

Os leilões são conduzidos por um leiloeiro, geralmente um profissional especializado no tema e devidamente habilitado para tanto, e podem ser realizados presencialmente numa data, hora e local pré-definidos ou de forma on-line, onde todos os processos ocorrem pela internet.

A maioria dos leilões de imóveis ocorre porque os mesmos estão vendidos para saldar dívidas. A origem desta dívida definirá o tipo de leilão e, portanto, os detalhes do leilão e a titularidade do imóvel acordado.

Como a necessidade de liquidez é a prioridade quando se opta por um leilão, de um modo geral, os imóveis em leilão geralmente proporcionam um desconto de cerca de 50% do valor avaliado.

Quais são os tipos de leilão de imóvel?

Existem quatro tipos de leilão: Judiciais; Extrajudiciais; Privados e Públicos.

Os leilões judiciais são determinados por juízes como resultado de um processo em trâmite, tanto na justiça comum (estadual ou federal) quanto na especial (trabalho, eleitoral e militar). A origem deste processo irá determinar uma séria de especificidades do leilão. O edital do leilão trará uma séria de detalhes diretamente relacionados ao processo em si, como valor de avaliação e mínimo a ser praticado na primeira e segunda praça, detalhes sobre a arrematação, etc. As partes interessadas devem analisar muitos outros detalhes, como situação da propriedade, possíveis embargos ou outros processos.

Por outro lado, os leilões extrajudiciais são leilões que ocorrem sem processos judiciais, geralmente em decorrência da execução de uma ou mais dívidas com garantia real em contrato previamente celebrado com alienação fiduciária entre as partes.

Os leilões privados e públicos ocorrem quando empresas (ou indivíduos) ou instituições públicas decidem vender determinados imóveis por meio dessa forma de negociação. Eles são bastante comuns em vários bens, mas relativamente raros no mercado imobiliário.

Como saber quando haverá leilão?

Os leilões de bens imobiliários podem ser conduzidos por várias empresas que se especializam nesta forma. Elas investem muito dinheiro em publicidade para atrair mais públicos no leilão.

Quando o procedimento for executado por um tribunal estadual ou federal, haverá também um pregoeiro dedicado responsável pelo procedimento. No passado, os leilões judiciais eram realizados separadamente. Porém, atualmente, existe uma unificação para que diversos bens sejam vendidos na mesma data e local.

Os avisos de leilões são geralmente publicados em jornais, no site do leiloeiro e no site oficial dos tribunais de justiça. Você pode acompanhar todas as informações sobre a data e o processo por esses meios.

Conclusão

Sem dúvida, é muito vantajoso arrematar bens por meio de leilões, e o maior benefício dessa opção é o preço. É possível comprar um apartamento ou casa por valores bem menores do que os negociados em mercado.

No entanto, todas as dúvidas devem ser esclarecidas e ter o máximo de informações possível sobre o processo. Desta forma, você pode avaliar se a alternativa é interessante para você. Isso torna mais fácil garantir um bom negócio!

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

NOVAS: